segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Filtro de Sonhos


          Provavelmente você deve ter visto um filtro de sonhos em alguma loja esotérica, lojas de decoração, tatuagens ou fotos na internet. Apesar de o nome ser sugestivo, poucos conhecem realmente a simbologia desse objeto.
          O filtro de sonhos, ou dreamcatcher, faz parte da cultura indígena norte-americana, tendo começado com os índios Ojibwe. De acordo com as lendas, representa a teia da vida, tecida pela aranha, que ao mesmo tempo é avó e criadora de novas energias dentro da existência. São harmonizadores de energia, de ambientes e pessoas.


          Os sonhos bons e ruins ficam pairando pelo ar e são captados pelo filtro de sonhos, mas apenas os bons sabem encontrar o caminho e passar por dentro do círculo central, sendo absorvidos para a sua vida. Já os sonhos ruins, os pesadelos, ficam presos na teia e desaparecem ao surgir o primeiro raio de sol.


          O filtro de sonhos é considerado uma mandala que, segundo Jung, se encontra na própria alma humana. O círculo que simboliza a totalidade, o sol, o céu e a eternidade. No simbolismo ancestral, o círculo representa o infinito sem possuir um começo ou fim.
         Acredita-se também que o filtro possua uma medicina própria e irradia energias específicas, trazendo serenidade e paz aquela pessoa cujo filtro foi destinado.
          Tudo que nele é colocado possui um significado, assim como a forma que é feito. Os fios da teia podem ser tecidos em 7 pontos, representando 7 profecias.  8 pontos, representando as oitos patas da aranha e as oito direções sagradas. 13 pontos, representando as treze luas. Varia de acordo com a tradição e a intenção.
          A pena no centro simboliza a respiração, o elemento ar e em alguns casos é colocada uma pedra - cristal. Sendo pendurado sobre o berço do bebê, a criança observa o balanço da pena e aprende a importância do ar, essencial para a vida. A pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem.
          Em muitos casos, são usados como adornos de decoração e vendidos em lojas esotéricas.

          Encerro por aqui e deixo abaixo algumas imagens que encontrei na internet para demonstrar a variedade de formas e cores. Vendo essas imagens, percebemos que é possível tecer a teia com outros desenhos alem do tradicional.





















Esses filtros de sonhos foram feitos com espécies de mandalas em crochê.


Para não ficar faltando, deixo aqui a foto de uma tatuagem linda.

E encerro com a foto de um brinco de filtro de sonhos que fiz, com o trançado um pouco diferente do comum.

Muita sintonia e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, não esqueça de deixar um comentário, sua opinião é importante.

Assine a petição, salve a Amazônia.